Suprimentos

Afinal, vale a pena apostar na recarga de cartucho de impressão?

Em muitas empresas, a recarga de cartucho vem sendo utilizada pelos gestores de recursos como uma estratégia para proporcionar maior economia e rendimento aos processos de impressão. Mas, na prática, isso nem sempre acontece de verdade. Para um cartucho reciclado realmente durar mais e custar menos, é preciso levar alguns fatores em consideração.

A forma como é feita a recarga, o tipo da tinta utilizada e o uso do cartucho, por exemplo, devem afetar a durabilidade e a qualidade dos materiais impressos. Por isso, fizemos esse post. Queremos ajudar você a descobrir se realmente vale a pena recarregar os cartuchos de impressão na sua empresa. Então continue lendo!

O que analisar antes de optar pela recarga de cartucho?

O uso de impressoras no mundo corporativo é uma necessidade para o cumprimento das atividades diárias. Mesmo com a revolução digital, os gestores precisam ter muitos tipos de relatórios e documentos impressos para dar sequência ao trabalho.

Com isso, é natural que alguns custos sejam gerados. Além da compra do equipamento e dos materiais de impressão, a empresa também gasta com manutenção e reposição de cartuchos.

Nesse cenário, embora a compra de um cartucho novo tenha mais garantias comparada à recarga, uma vez que o segundo processo exige mais cuidados, o mercado de recarga é atrativo aos olhos dos gestores, considerando os custos e promessas de durabilidade.

Portanto, antes de embarcar nessa ideia, é preciso avaliar questões importantes, como a sustentabilidade e legalidade do que está sendo feito, para garantir um investimento seguro. A seguir, veja algumas dicas para fazer isso:

Fique atento à responsabilidade ambiental

Ao opta pela recarga de cartuchos, você passa a colaborar mais com o meio ambiente, pois, na recarga, ele passa por um processo de reciclagem, sendo reutilizado por mais algum tempo. Isso evita a geração de toneladas de lixo urbano.

É importante lembrar que, para que a recarga de cartucho dê certo, você precisa ter alguns cuidados. Por exemplo, logo que a tinta começar a falhar, você deve levar o cartucho para ser recarregado. Caso contrário, o resto de tinta que sobra no interior dele pode secar rapidamente, inutilizando o cartucho para remanufatura.

Você até pode utilizar essa posição de sustentabilidade a favor da sua empresa, no intuito de desenvolver uma reputação ambientalmente responsável no mercado.

No entanto, independentemente de optar pela recarga ou compra de um novo, é possível praticar a sustentabilidade ao usar a impressora de forma consciente, evitando o uso exagerado e desnecessário de tinta, papel e energia.

Tome cuidado com recargas ilegais

Apesar de ser uma prática ambientalmente responsável, a recarga de cartuchos fez surgir um mercado paralelo. Isso porque um cartucho vazio pode ter grande valor para a revenda, considerando a economia que gera para as empresas. Como muitas organizações preferem comprar um novo, elas acabam vendendo os vazios para a clandestinidade.

Essa prática é ilegal, pois alimenta o mercado de falsificações. Muitas empresas dizem comprar o cartucho original, quando, na verdade, estão pagando por um produto ilegalmente remanufaturado. Isso faz as impressoras não terem durabilidade e qualidade na impressão. Além disso, essa prática causa danos nos equipamentos por motivos de vazamentos.

Portanto, tome cuidado ao comprar um cartucho novo ou remanufaturado. Investigue a procedência deles e da empresa revendedora para evitar a compra de insumos falsificados. O ideal é que você recicle o seu próprio, evitando a troca do vazio por outro já cheio.

Vantagens e desvantagens da recarga de cartucho

A recarga de cartuchos pode ser bem atrativa em alguns casos, mas pode deixar a desejar em outros. Para esclarecer essas questões, fizemos um comparativo com as principais vantagens e desvantagens da prática. Confira!

Vantagens

  • contribui para as estratégias de sustentabilidade: como abordado anteriormente, a remanufatura de cartuchos representa um processo de reciclagem e contribui diretamente para a empresa diminuir impactos negativos gerados ao meio ambiente;

  • pode ser recarregado mais de uma vez: diferentemente do que muitas pensam, o cartucho pode ser recarregado entre 1 e 10 vezes. Mas isso vai depender do modelo, de como ele é usado e de como a recarga é feita (tempo certo, procedimentos executados e tipo de tinta injetada);

  • qualidade da impressão é mantida: na recarga, nem sempre você perde a qualidade de impressão. Existem cartuchos remanufaturados com alta qualidade e capazes de oferecer bons níveis de resolução e desempenho. Novamente, tudo vai depender da procedência, garantias e uso adequado;

  • não danifica o equipamento: a maioria das pessoas acredita que os cartuchos remanufaturados podem danificar a impressora. Mas, se optar por um cartucho com qualidade e procedência reconhecida, dificilmente isso acontecerá, pois eles devem funcionar perfeitamente;

  • economiza dinheiro: o cartucho reciclado pode oferecer qualidade similar a um novo, mas com preços até 60% mais baixos. Não importa se você usa cartuchos de tinta ou toner, o custo da recarga é consideravelmente menor que o da compra de um novo. Nesse caso, se a economia financeira for a prioridade da empresa, essa pode ser uma alternativa interessante.

Desvantagens

  • a recarga precisa ser imediata: para garantir que a recarregar valha a pena, entregando durabilidade e boa qualidade de impressão, ela precisa ser feita logo após ao esvaziamento do vasilhame. Se você não tiver tempo ou alguém para fazer isso, pode não conseguir atender a esse requisito e perder a oportunidade da reciclagem;

  • não pode ser recarregado para sempre: apesar de poder ser reciclado diversas vezes, esse ciclo não dura para sempre. Como todo produto existente, ele também tem um tempo de vida útil limitado, o que exigirá a compra de um novo a cada 3 recargas, em média;

  • apresenta mais falhas: mesmo que você siga todas as especificações recomendadas e recarregue o cartucho com insumos de qualidade, o bom funcionamento dele pode ficar comprometido. Geralmente, os cartuchos reciclados apresentam um índice de falhas maior que os cartuchos novos;

  • não é aplicável a todos os casos: o uso de cartuchos reciclados não é recomendado para todo tipo de impressão. Um trabalho que exige alta resolução gráfica, por exemplo, pode ter melhores resultados quando um novo cartucho é usado.

Considerando a lista de vantagens e desvantagens, você pode comparar os prós e contras e descobrir se a recarga de cartucho vale a pena para o seu caso. De qualquer forma, busque sempre um fornecedor de qualidade para as peças e suprimentos das suas máquinas. Essa é a melhor garantia que há!

Esse conteúdo foi útil para você? Assine a nossa newsletter para ter acesso a outras dicas diretamente do seu e-mail!

Sobre o autor

Canal da Tecnologia

Deixar comentário.

Share This