Suprimentos

Como escolher os melhores fornecedores de suprimentos para impressoras?

Em muitas empresas, quando o departamento de compras é acionado para fazer encomendas de mercadorias faltantes, geralmente, é porque o estoque já está no nível crítico, exigindo agilidade no processo. Os profissionais mal pesquisam preços ou fornecedores e escolhem o primeiro que promete a entrega do material de forma acelerada, ou meramente fazem a busca em um site de comparação de preços, classificam do menor para o maior preço e escolhem o primeiro.

O problema é que a empresa pode pagar caro por isso. A escolha de fornecedores de suprimentos para impressoras deve ser feita com cuidado e de forma planejada.

Além do risco de a encomenda não ser entregue no prazo, existe a possibilidade da empresa cair em golpes, receber produtos bem inferiores em qualidade e rendimento, ou até produtos pirateados, diferentes dos que solicitou pelo e-Commerce, pois a grande maioria das empresas que vendem suprimentos de impressão, são meros importadores, e assim o sendo, a cada importação traz um produto diferente de um novo fornecedor maior em conta, e meramente embala o produto localmente. Fornecedores ruins se aproveitam das necessidades das empresas para ganhar dinheiro, mas isso só acontece quando você não se dedica a escolher os melhores.

Pensando nisso, elaboramos um post para você descobrir por que deve escolher os melhores fornecedores e como fazer isso. Acompanhe!

Por que é importante ter os melhores fornecedores?

Quando você dá uma atenção especial a escolha estratégica de fornecedores de suprimentos para impressoras, é possível garantir um atendimento mais profissional. Se ele não for capaz de fazer os preços que deseja ou entregar a mercadoria no prazo que solicitou, não vai mentir, mas vai fazer o que pode para atender seus desejos.

Outra coisa importante a se observar é que os melhores fornecedores sempre trabalham com cartuchos de tinta ou toner e outros materiais originais ou produtos equivalentes ao OEM, que são produtos de marca conceituada no mercado, que respeitam as patentes e que tem seu funcionamento idêntico ao produto oferecido pelo fabricante do equipamento, porem a um menor custo, pois não necessitam custear a venda do equipamento impressor. Além disso, raramente há registros de entregas de produtos errados, caixas violadas ou com quantidades diferentes.

Por fim, o suporte técnico oferecido por um bom fornecedor é pontual e certeiro, resolvendo os problemas de forma rápida e definitiva para o cliente.

Como avaliar os melhores fornecedores de suprimentos para impressoras?

Não tem segredo. O processo é simples. Só vai depender de um certo esforço e tempo para pesquisar um pouco melhor e descobrir quais fornecedores de suprimentos para impressoras estão disponíveis no mercado e quais valem a pena ser considerados. Use a internet para listar as opções e siga os passos a seguir:

Não ignore a qualidade dos produtos e serviços

Faça contato, on-line ou off-line, com cada fornecedor da sua lista e questione a marca dos produtos que trabalha. Se você não conhece as marcas, pergunte sobre a qualidade desses materiais, durabilidade média, em quais impressoras cada um funciona, quais marcas e modelos de impressoras eles atendem etc.

Depois, use a internet para confirmar tudo o que foi dito. Com uma pesquisa rápida no Google e Youtube você pode encontrar diversas opiniões que batem ou divergem com o que foi informado. Essa é uma ótima oportunidade para avaliar também o nível do atendimento ao cliente e suporte técnico que oferecem.

Fique de olho na reputação de mercado

Empresas muito jovens não possuem históricos longos para pesquisas. Descobrir se elas são confiáveis ou não demandará um esforço um pouco maior, mas nada impossível. Mesmo assim, dê preferência para fornecedores que possuem, pelo menos, mais de 20 anos de mercado. Esse tempo é suficiente para acumular experiências e entregar um atendimento de boa qualidade.

Para a sua pesquisa ficar mais fácil, listamos um passo a passo:

  • comece consultando o CNPJ da empresa para descobrir se está ativo. Caso contrário, tenha cuidado, pois é um sinal de que ela não tem autorização para operar;

  • use sites de reclamações como o Reclame Aqui e o Proteste para verificar a quantidade de clientes insatisfeitos, tipos de problemas mais reclamados e como a empresa se porta (índices de soluções) diante deles;

  • visite fóruns e blogs sobre o assunto e veja o que falam da empresa. Se não encontrar nada, faça você mesmo as perguntas e aguarde as respostas;

  • mais uma vez, use sites de busca como Google e Youtube para coletar algumas informações;

  • as redes sociais também têm muito a dizer. Use o Facebook, por exemplo, e visite comunidades sobre o assunto para conseguir mais algumas informações.

Avalie as necessidades da impressora

Cada impressora possui necessidades diferentes. São muitas marcas e cada uma possui diversos modelos. Elas ainda podem variar por categoria, como residencial e empresarial, o que exige uma pesquisa um pouco mais aprofundada. Então, nesse passo, você precisa descobrir se os fornecedores de suprimentos trabalham com as marcas e modelos de impressoras que possui.

Para isso, você deve se voltar para os equipamentos que têm. Avalie as marcas e modelos antes de fazer contato. Assim a conversa flui melhor e você descobre logo se o fornecedor será uma boa alternativa para a empresa ou não.

Considere a entrega

Esse fator é muito ignorado pelas empresas quando escolhem um fornecedor de suprimentos e acabam descobrindo, da pior forma, que fizeram uma escolha errada. Fornecedores ruins não respeitam prazos, enviam produtos errados, com defeitos e embalagens violadas. Essas ocorrências são frequentes e geram muitas dores de cabeça aos gestores.

Para evitar esses riscos, aproveite a pesquisa que fará sobre a reputação da empresa no mercado para descobrir se a entrega está entre as reclamações mais comuns dos clientes. Acredite, essa informação será de grande valor, evitando que a empresa se prejudique de forma impactante.

Pesquise preços

Sabemos que preço não é o quesito mais importante quando pesquisamos um fornecedor. Mas ele pode servir como base para a decisão. Mas se baseie sempre no preço do suprimento Original oferecido pelo fabricante do equipamento. E desconfie de preços que estejam além de 50% abaixo do preço do Original. Pois a razão disto possivelmente não está atrelada a excessiva margem por parte do fabricante do equipamento, que quer vender a máquina barato e o toner caro, mas sim ao fato de você estar adquirindo produtos diferentes, ou até em casos extremos, oriundo de contrabando, pirataria, de menor rendimento e qualidade.

Outro ponto a se considerar é descobrir se a empresa negocia valores. Muitas delas informam preços tabelados e dão descontos somente para pagamentos à vista. Isso pode não ser bom quando você quiser comprar um volume bem grande para estocar suprimentos. O ideal é que os descontos sejam negociados proporcionalmente à quantidade negociada.

Como pode ver, escolher os melhores fornecedores de suprimentos para impressoras pode não ser uma tarefa tão simples, mas é essencial para a produtividade do negócio, uma vez que afeta diretamente o desempenho dos equipamentos e as finanças da empresa.

Ficou com alguma dúvida não respondida? Entre em contato com o Canal da Tecnologia agora mesmo que responderemos o mais breve possível!

Sobre o autor

Canal da Tecnologia

Deixar comentário.

Share This