Tecnologia

Entenda quais são os benefícios do outsourcing de TI para a sua empresa

mulher ti

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e inovativo. Por isso, novas soluções aparecem como respostas mercadológicas a novos problemas, visando tornar as empresas cada vez mais competitivas e produtivas. Uma dessas soluções (prática que já é relativamente conhecida mas foi reformulada com o advento dos novos meios de intercomunicação de dados) é o outsourcing.

Logo, muitos empreendedores se perguntam cotidianamente: Como aplicar outsourcing de TI na minha empresa? Organizações que possuem setores de TI terceirizados não precisam arcar com as responsabilidades, tanto de trabalho quanto financeiras de um departamento de tecnologia interno.

É no intuito de mostrar os benefícios do outsourcing de TI que fizemos este artigo para você. Continue a leitura e descubra-os!

Quais são os benefícios do outsourcing de TI?

Como já dito, essa já é uma tendência conhecida por muitos empreendedores. Ela consiste, basicamente, na prática da contração de empresas ou servidores externos para realizar tarefas de TI da empresa que poderiam ser realizadas internamente.

Esse processo, mesmo fora da área de TI, é muito comum em empresas menores, que rotineiramente têm que terceirizar os seus processos (como contabilidade, distribuição e funções de encargos maiores), muitas vezes por não terem outra escolha.

Já em TI, outsourcing pode se referir, por exemplo, a contratos sustentáveis com provedores externos, serviços e aplicações em nuvem, desenvolvimento e SaaS (Software as a service).

Você deve estar se perguntando: Quais benefícios esse processo pode trazer à minha empresa? Como controlar o risco de externalizar processos que poderiam ser internos e, talvez, melhor supervisionados?

Controle e diminuição de custos

O que mais leva gestores de TI a fazerem outsourcing, hoje, em suas empresas é a redução de custos. Uma grande porcentagem de capital pode ser poupada por não não haver mais a necessidade de desenvolver todo um departamento de tecnologia.

Desde centros de armazenagem, banco de dados, servidores até vários tipos de hardware, a partir da criação do outsourcing, tais tecnologias não precisam mais ser da responsabilidade da sua empresa. Além do investimento físico ainda existe o capital intelectual que um departamento ou determinadas funções de TI exigem.

O outsourcing permite transformar todo esse investimento, que antes era fixo, em variável (quando você e sua empresa precisarem, contratarão um serviço específico) o que otimiza os custos do setor e o controle sobre gastos desnecessários.

Acesso a equipes qualificadas

A contratação e o treinamento de equipes de tecnologia é cara e muitas vezes ineficiente. O outsourcing de TI otimiza o acesso à mão-de-obra qualificada e garante que sua empresa trabalhe apenas com o melhor do mercado.

O que acontece é simples: Já que o time da função de TI que a sua empresa tem interesse em contratar é específica, é prioridade das organizações que te vendem o serviço que aquela equipe seja qualificada e experiente.

Além disso, os próprios times da sua empresa podem aumentar o foco em tarefas mais precisas, sem se preocupar com as funções que foram terceirizadas, aumentando assim a eficiência do setor.

Com times mais certificados e eficientes, todo o processo de TI é otimizado e mais preciso. Isso leva faz com que exatamente os objetivos de sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo sejam atingidos: processos mais produtivos e tomadas de decisões melhores e mais coesas.

Agilidade na implementação de novas tecnologias

Organizações que têm processos inflexíveis e demasiadamente internalizados tendem a gastar mais com tarefas importantes como pesquisa, marketing e desenvolvimento. Tudo isso leva a processos mais lentos e rígidos que podem deixar sua empresa para trás em termos de competitividade e eficiência.

O outsourcing de TI facilita e agiliza a produção de projetos, que podem ser iniciados e finalizados mais rapidamente já que a maior parte do capital físico e intelectual é terceirizado. Logo, ferramentas que antes poderiam demorar semanas ou meses para ser implementadas, hoje são concluídas em bem menos tempo e dentro dos prazos.

Competitividade e foco na missão da sua empresa

Todo esse tempo estivemos falando sobre competitividade e em como manter sua organização em vantagem num mercado difícil. O outsourcing de TI, para qualquer tipo de empresa, ao reduzir os gastos nesse setor, garante que sua empresa se equipare a outras com processos mais produtivos e otimizados, mas que ao mesmo tempo possuem custos reduzidos.

Com processos otimizados e precisos, sua empresa pode manter o foco naquilo que realmente foi criada para construir. Sem perder tempo ou dinheiro com distrações, ela pode e deve manter suas prioridades na produção, na satisfação e na boa relação com o consumidor.

Redução de riscos e resiliência

Todo o tipo de negócio carrega algum tipo de risco. Quando se trata de TI, quem melhor para tomar decisões acerca destes riscos, senão um time de especialistas contratado pela sua empresa? Empresas responsáveis pelo outsourcing de TI priorizam esses riscos e cuidam para que os serviços oferecidos para seus clientes sejam mínimos.

Problemas em tarefas de grandes setores de TI como perda de dados ou violações na segurança tendem a diminuir com o outsourcing de TI. As empresas provedoras normalmente fornecem serviços de back-up e recuperação de dados, além de protocolos robustos de segurança de dados.

Além de toda essa proteção, com uma melhor tomada de decisão e maior segurança, o setor de TI de sua empresa adquire maior resiliência e flexibilidade à mudanças. Projetos podem ser mudados em meio ao processo e a capacidade de armazenamento de dados pode ser aumentada rapidamente.

Afinal, vale a pena seguir essa tendência?

A sociedade está cada vez mais permeada pela conectividade e pela troca de dados. O mercado vem sendo definido por empresas flexíveis, com boa tomada de decisão, capazes de se adaptar a diferentes cenários e incertezas.

Essa tendência traz equipes mais qualificadas e inovadoras, além de aumentar a produtividade dos processos de sua empresa e diminuir seus gastos. Assim, os benefícios do outsourcing de TI vão na mesma direção do mercado atual.

Gostou do artigo? Depois de aprender tanto sobre os benefícios do outsourcing de TI para sua empresa, que tal seguir o Canal da Tecnologia nas redes sociais e ficar por dentro dos nossos conteúdos?

Sobre o autor

Canal da Tecnologia

Deixar comentário.

Share This