O outsourcing de equipamentos de TI, também conhecido como terceirização, é uma prática comercial em que serviços ou infraestrutura de trabalho de TI são criados para terceiros. 

Uma iniciativa com um provedor de tecnologia costuma envolver uma série de operações, desde a totalidade da função de TI até componentes definidos, como backup, serviços de rede e desenvolvimento de software.

O outsourcing de infraestrutura tende a incluir recursos de desktops de serviços, terceirização de centros de dados, serviços de rede, operações de segurança ou gerenciamento de infraestrutura. Já a terceirização de aplicativos envolve o desenvolvimento de novos apps, manutenção de sistemas, testes e serviços, implementação e gerenciamento de software.

No mundo habilitado para a nuvem, a terceirização de TI também pode incluir relacionamentos com fornecedores de software, infraestrutura e plataformas como serviço. Estes são oferecidos por provedores de terceirização tradicionais, fornecedores globais de software ou empresas industriais com soluções habilitadas para tecnologia. 

Quer saber mais sobre diferentes processos e descobrir como eles podem garantir bons resultados na sua empresa? Então, continue acompanhando este artigo!

Outsourcing de equipamentos de TI e seu impacto na eficiência operacional

O modelo apropriado para um serviço de TI é tipicamente determinado pelo tipo de serviço fornecido. Tradicionalmente, a maioria dos contratos de outsourcing foram cobrados em tempo e materiais ou numa base de preço fixo.

Mas, na medida em que os serviços de terceirização amadureciam de simples necessidades para parcerias mais complexas, capazes de produzir transformação e inovação, as abordagens contratuais passaram a incluir serviços gerenciados e mais arranjos baseados em resultados.

Formas de estruturar um envolvimento de terceirização

Tempo e infraestrutura

Como o nome sugere, os clientes pagam o provedor com base no tempo e no material utilizado para completar o trabalho. Essa abordagem tem sido usada em contratos de desenvolvimento e manutenção de aplicativos de longo prazo.

O modelo pode ser apropriado a situações em que o escopo e as especificações são difíceis de estimar ou quando as necessidades evoluem rapidamente.

Pagamento por demanda

O fornecedor estabelece uma taxa definida para um determinado nível de serviço e o cliente paga com base no uso desse serviço. Por exemplo, se a terceirização for referente à manutenção da área de trabalho, o cliente pode pagar um valor fixo por número de usuários de desktops suportados.

O preço de pagamento por uso pode gerar ganhos de produtividade a partir do primeiro dia e facilita a análise de custo dos componentes. 

Melhorias de desempenho com outsourcing de TI

O outsourcing certamente revolucionou o funcionamento das empresas. Quando a terceirização começou, ela foi restrita a funções de baixo risco, como processamento de folha de pagamento e entrada de dados.

Mais tarde, as operações de contato e atendimento ao cliente foram terceirizadas em grande escala. Isso trouxe benefícios de custo e as organizações começaram a tomar conhecimento.

As empresas globais que queriam aproveitar os benefícios de custo da terceirização passaram a terceirizar funções de alto nível, como serviços de infraestrutura de TI, de saúde e serviços de pesquisa para empresas confiáveis.

Desafios do Outsourcing de equipamentos de TI

Hoje, a terceirização não é mais uma palavra-chave para o trabalho de baixo custo. Ela se tornou uma estratégia de negócios para pequenas e grandes empresas que preferem se dedicar 100% às suas principais operações e terceirizar o restante com fornecedores especializados.

Otimizar, proteger, gerenciar e apoiar a infraestrutura de missão crítica lança muitos desafios, que incluem:

  • manter uma infraestrutura computacional escalável e segura que minimiza custos e garante qualidade de serviço;

  • contratar e reter uma equipe de profissionais de TI qualificada;

  • fornecer uma infraestrutura de TI ágil e flexível, que permita uma resposta rápida às demandas dinâmicas do mercado;

  • garantir uma capacidade de banda larga adequada e cargas de tráfego para suportar ambientes de aplicativos de missão crítica;

  • gerenciar e controlar cada vez mais a expansão da infraestrutura;

  • gerenciar os melhores provedores de serviços e fornecedores de produtos.

Tentando cumprir essas demandas, uma grande quantidade de empresas se associou com provedores de suporte técnico profissional e manutenção para gerenciamento de infraestrutura de TI.

A terceirização de TI permitiu às empresas aproveitar as novas tecnologias, expandir as habilidades, responder as demandas do mercado e entregar serviços e produtos rapidamente. Todas as obrigações de TI, desde operações do centro de dados até o desenvolvimento de aplicativos e gerenciamento de desktop foram deslocadas.

Dessa forma, profissionais corporativos podem se concentrar em iniciativas estratégicas e atender a outras preocupações urgentes das empresas, enquanto o parceiro externo cuida das necessidades de TI.

Os benefícios da aplicação de TI e terceirização de infraestrutura

Os benefícios da aplicação de TI e terceirização nas empresas são significativos. Confira abaixo os mais importantes:

Concentração em responsabilidades de maior valor

O gerenciamento do sistema de infraestrutura é uma tarefa demorada, e as coisas se tornam ainda mais desafiadoras quando o negócio está em rápido crescimento ou quando novas áreas são adicionadas às operações.

Muitas vezes, o foco nas atividades operacionais tira a atenção das necessidades de gerenciamento de infraestrutura. Assim, ter um parceiro para cuidar disso permite às empresas entregarem todas as tarefas de TI confortavelmente, enquanto se concentram no desenvolvimento de outras ações.

Custos Reduzidos

A contratação de um parceiro externo para lidar com a infraestrutura total da empresa é menos custosa que empregar uma equipe de profissionais de TI em tempo integral. 

Por isso, é indicada para todas as pequenas e médias empresas de rápido crescimento que lidam com finanças. Estas podem contratar qualquer empresa renomada de gerenciamento de infraestrutura de TI e terceirizar todas as tarefas a um custo razoável. Ao longo do tempo, podem retirar os contratos do parceiro e mudar para outro.

100% de eficiência de TI

Colaborar e fazer parcerias com uma empresa de gerenciamento de infraestrutura de TI garante suporte no tempo de resolução dos problemas de aplicativos e servidores mais complexos.

Afinal, essas empresas têm conhecimento profundo sobre as mais recentes tecnologias e serviços da indústria e fornecem atualizações agendadas para antivírus, proteções de spam e segurança de rede.

Solução dos desafios de TI

As empresas geralmente são obrigadas a ter várias integrações, consolidações e mudanças em sua infraestrutura de TI. Enquanto isso é bastante incômodo para qualquer empresa tratar, trabalhar com um parceiro que oferece serviços confiáveis ​​de gerenciamento de infraestrutura de TI torna essas tarefas mais fáceis.

Com informações detalhadas, esses prestadores de serviços conhecem precisamente os métodos para lidar com todos os desafios de TI, obtendo máximo valor e risco mínimo para o negócio.

Agilidade melhorada

No presente cenário hipercompetitivo, é imperativo que todas as empresas tenham “velocidade para o mercado” e agilidade para responder rapidamente a oportunidades dinâmicas. Tais objetivos só podem ser atendidos quando o negócio conta com os serviços de uma empresa confiável de gerenciamento de infraestrutura de TI.

Isso ocorre porque, em comparação com a equipe de TI interna, os fornecedores de terceirização oferecem um melhor suporte para implementar rapidamente novos desenvolvimentos dentro do negócio.

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