Gestão Empresarial

Você sabe como encontrar e contratar fornecedores de TI?

Diferentemente do que muitos gestores empresariais acreditam, encontrar bons fornecedores de TI não é uma tarefa tão simples. Ela envolve uma série de fatores que deve ser considerada para garantir uma parceria duradoura e de sucesso para ambas as partes. Como os recursos de TI são cada vez mais importantes para as estratégias corporativas, é preciso dar uma atenção especial a esse processo.

Com base nisso, desenvolvemos um post para você conhecer a importância de selecionar bem os fornecedores de TI com quem sua empresa fará parceria e também separamos algumas dicas para te ajudar a fazer isso, na prática. Acompanhe!

Por que é importante contratar os fornecedores de TI certos?

Com a rápida evolução das tecnologias de software, hardware e internet, os gestores e profissionais de TI internos podem não dar conta de atualizar a infraestrutura sozinhos e deixam ela ficar defasada. Com um bom fornecedor, por outro lado, a empresa passa a responder mais rapidamente as mudanças e se atualiza em tempo hábil com relação aos novos recursos e processos que surgem.

Hoje, o setor de TI é um dos maiores agentes transformadores para as empresas ao agregar otimização e melhorias constantes na forma como atua. Mas, para ter todos os benefícios que a estratégia promete, os profissionais internos, os provedores e as ferramentas utilizadas devem estar em sintonia com o negócio. Ou seja, o setor de TI deve estar alinhado com os objetivos da empresa para oferecer um suporte eficiente.

Talvez, esse pode ser o maior desafio. Alinhar os recursos de TI com o planejamento estratégico do negócio não é tão fácil, mas é algo necessário para viabilizar a inovação. Isso inclui uma boa arquitetura da informação, automação da análise de dados e uma infraestrutura completa de serviços para auxiliar no atendimento das demandas do mercado.

Bons fornecedores de TI devem apoiar a empresa na superação desses problemas e promover as soluções que ela precisa. Porém, devem possuir um bom nível de alinhamento com a cultura da empresa para a parceria dar certo de fato.

Como encontrar e contratar os melhores fornecedores de TI?

Agora que você já sabe por que é importante contar com bons provedores de tecnologia e serviços de TI, listamos abaixo as principais dicas para você planejar uma estratégia que vise encontrá-los.

Considere o nível de capacitação dos profissionais

Mesmo que o seu negócio tenha uma equipe de TI interna, é muito importante que o fornecedor disponibilize os profissionais certos para auxiliar a empresa nos processos de análise de impacto das novas tecnologias, na migração assistida, implementação e teste das novas ferramentas e métricas de resultados.

Os profissionais também devem saber o que estão fazendo e serem capacitados o suficiente para orientar a empresa com relação ao uso correto das novas ferramentas. Caso contrário, todo o potencial da estratégia pode ficar comprometido. Então, antes de considerar o fornecedor, descubra qual é o nível de qualificação e experiência dos profissionais.

Consulte a disponibilidade de tecnologia de ponta

Outro fator importante a ser considerado na hora de escolher um bom fornecedor de TI são as soluções oferecidas por ele. Elas são atuais? Englobam as melhores práticas do mercado? Fique atento a isso para não pagar por tecnologias e metodologias ultrapassadas. Se isso acontecer, você não conseguirá agregar tanta vantagem competitiva ao negócio e ainda pode comprometer a imagem da sua marca.

Para evitar que isso aconteça, investigue o fornecedor e analise se os recursos e ferramentas disponíveis contam com a tecnologia de ponta que precisa para atender as necessidades da empresa.

Veja como ele se alinha aos objetivos do negócio

Não adianta contratar um provedor de tecnologias com um grande portfólio de produtos e serviços se ele não atende exatamente os requisitos da sua empresa. Muitos fornecedores de TI ainda possuem o péssimo hábito de empurrar, a todo custo, soluções que o cliente não precisa só para garantir a contratação. Você também deve ficar atento a isso.

O ideal é que, antes de recorrer ao fornecedor, defina o que busca nele e considere primeiro as necessidades do negócio. Isso deve ajudar você a encontrar provedores que tenham os mesmos objetivos da empresa e a firmar uma parceria de sucesso.

Verifique a reputação da empresa no mercado

Essa é uma das primeiras coisas que você deve fazer ao considerar a contratação de um fornecedor de TI. A reputação pode dizer muita coisa sobre ele, mas é preciso descobrir os motivos. Para isso, converse com clientes antigos e atuais e pergunte sobre os níveis de satisfação em trabalhar com o provedor. Ele próprio deve fornecer a lista para você fazer a pesquisa.

Depois disso, use a Internet a seu favor e pesquise o que estão dizendo sobre o fornecedor nas redes sociais. Outra opção bastante eficaz é consultar sites de reclamações, como o Reclame Aqui e o Proteste. Neles, é possível visualizar todos os problemas questionados pelos clientes, bem como as soluções dedicadas. Aproveite para analisar o índice de problemas resolvidos.

Teste o atendimento e suporte técnico

Muitas empresas se dedicam a surpreender os clientes logo nos primeiros contatos, dão muita atenção para conquistá-los, mas deixam a desejar no pós-venda e suporte técnico depois da compra. Isso não pode acontecer com a sua empresa, pois os recursos e ferramentas de TI dependem de suporte constante para as atualizações, manutenções e correções de falhas.

Se você não puder contar com um atendimento e suporte técnico adequado na hora em que precisar, corre o risco de ter as operações afetadas, o que gera prejuízo para o negócio. Então, quando conversar com os clientes durante a pesquisa de reputação, não deixe de questioná-los sobre esse assunto.

Solicite casos de sucesso

A maioria dos fornecedores de TI disponibilizam uma série de cases (casos de sucesso) no site para pesquisa e confirmação da eficiência de seus produtos e serviços. Aproveite a oportunidade e analise essas informações. Se o provedor não tiver isso bem explícito, solicite alguns exemplos e contato dos clientes para confirmação. Ele deve fazer isso de bom grado e sem medo. Caso contrário, desconfie.

Como você pode ver, os fornecedores de TI são muito importantes para as estratégias corporativas, pois oferecem o apoio necessário para a empresa modernizar e otimizar seus processos. Mas, nem sempre, é uma parceria que dá lucros. Então, siga as nossas dicas e escolha fornecedores com maior potencial de desenvolver uma parceria lucrativa.

E aí, gostou do assunto do post? Quer ter ainda mais sucesso? Então descubra agora como fazer uma boa gestão de fornecedores!

Sobre o autor

Canal da Tecnologia

Deixar comentário.

Share This